Serviço Social

O Serviço Social tem como função auxiliar o Departamento de Benefícios no processo de concessão e de acompanhamento dos benefícios concedidos pelo IPREM/GV. Cabe ao Serviço Social acolher, esclarecer e orientar os aposentados e pensionistas sobre seus direitos sociais e os meios de exercê-los, bem como atender, orientar, mediar, intervir e encaminhar as demandas cotidianas apresentadas pelos aposentados, pensionistas e usuários do Plano de Assistência Médica (PAM).

Horário de funcionamento: 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Demandas e atividades do Serviço Social

  • Monitorar recadastramento dos aposentados e pensionistas;

  • Realizar visitas in loco para inclusão de dependentes;

  • Fazer visita in loco para avaliação social, estudos de caso e recadastramento de servidores impossibilitados de comparecer ao IPREM/GV;

  • Realizar encaminhamentos para a rede de atendimento do Município;

  • Desenvolver ações para a melhoria da qualidade de vida do aposentado e pensionista;

  • Oferecer atividades sociais, culturais e educativas para promover a integração plena dos aposentados e pensionistas à sociedade, depois de uma vida dedicada ao serviço público;

  • Coordenar o Grupo Melhor Idade com oficinas de artesanato, dia de lazer, atividades físicas e aferição de pressão arterial;

  • Planejar, Organizar e Coordenar o Projeto Cantinho do Conhecimento, Lazer e Informação (Curso de Informática), oportunizando a inclusão digital e social, trazendo maior confiança e autonomia na utilização da tecnologia atual;

  • Realizar visitas hospitalares;

  • Organizar palestras educativas;

Equipe:

Andréa Vieira dos Santos – Psicóloga

Cleuzitânia Pereira da Silva – Assistente Social

Verônica Maria de Oliveira Silva – Assistente Social

Tárzila Aguilar Coelho – Agente Administração


Serviço Social – Plano de Assistência Médica (PAM)

O Serviço Social no Plano de Assistência Médica (PAM) é responsável pelo atendimento aos segurados e dependentes do Plano. Orienta, auxilia, informa, acompanha, encaminha e intervém, quando necessário, para que o segurado e seus dependentes tenham um atendimento de qualidade e humanizado.

São atribuições da Assistente Social no PAM:

*Prestar orientações diversas no âmbito individual e coletivo;

*Realizar encaminhamentos diversos para a rede em geral;

*Mediar o acesso dos segurados do Plano aos serviços realizados na esfera da seguridade social;

*Realizar visitas domiciliares de acordo com as demandas apresentadas e tomar as providências necessárias;

*Esclarecer aos segurados o porquê da não cobertura do procedimento e mobilizar a rede de serviços de saúde com o objetivo de garantir o direito ao acesso aos serviços em que o Plano não oferece na cobertura contratual tal;

*Sensibilizar e fortalecer os vínculos familiares para se tornarem sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do segurado e seus dependentes;

*Realizar visitas aos hospitais para orientar e verificar as condições de atendimento e  internação dos segurados e dependentes;

*Emitir relatórios sobre o trabalho das demanda apresentadas;

*Realizar intervenção quando houver violação dos direitos fundamentais, sociais e humanos;

*Realizar visitas aos segurados e dependentes para verificação da necessidade de atendimento em domicílio pelos profissionais de fisioterapia e enfermagem.

Equipe:

Coordenadora: Marília Gabriela Soares de Almeida – Diretora do PAM

Assistente Social: Maria Fernandes de Moura Leal

Horário de atendimento:

Coordenadora

Segundas e quartas-feiras: 13h às 17h30

Terças, quintas e sextas-feiras: 8h30 às 12h/13h30 às 17h30

Assistente Social

Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras: 13h às 17h30

Terças-feiras: 8h às 14h

Endereço: Rua Graça Aranha, 549, B. Esplanada, Gov. Valadares (MG)

Telefone: (33) 3279-5088

E-mail: ssocial@ipremgv.mg.gov.br