IPREM/GV leva conhecimento e informática à aposentados, pensionistas e dependentes

Em 2014 o Departamento de Serviço Social do Instituto de Previdência Social de Governador Valadares (Iprem/GV) identificou que 1240 segurados, entre aposentados (as) e pensionistas do município não sabiam utilizar computador, seja da forma mais simples, como acessar seus contra-cheques. Com o objetivo de viabilizar a inclusão digital e socialização dos aposentados, dependentes e pensionistas aos novos meios de comunicação, o Iprem/GV criou em outubro de 2016 o “Projeto de Intervenção”, e através do projeto lançou o curso “lnformática, Conhecimento, Lazer e Informação”.

O curso com duração de 6 meses teve início no último dia 7 de fevereiro, com 24 participantes, divididos em duas turmas. Às aulas gratuitas são realizadas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h, na Sala de Informática do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (SinsemGV), parceiro do projeto. Quem ministra o curso é Assistente de Administração do Iprem/GV, Thiago dos Santos Guimarães, responsável pela metodologia e materiais, que são fornecidos gratuitamente para os participantes.

Quem está feliz com a chance de aprender informática aos 63 anos é a dependente Maria de Fátima Pereira José. “Para mim está sendo ótimo a oportunidade. Sempre quis aprender computação. O curso que o Iprem oferece está me ensinando desde o básico, que é acessar o computador a outras ferramentas. Gostaria que o curso durasse muito mais”, disse Maria de Fátima.

Segundo a Assistente Social do Iprem/GV, Maria Fernandes, a democratização é possível através da qualificação dos segurados do Instituto. “Além de dar oportunidade de inserção em outros aspectos da vida cotidiana como na participação política, assuntos comunitários, produção cultural, entretenimento e interação pessoal, estruturas organizacionais de participação social, salas de bate-papo entre adolescentes, jovens, adultos e idosos, a inclusão digital proporciona a democratização cidadã de forma responsável e segura”, disse Fernandes.

IPREM/GV

O Instituto de Previdência Municipal de Governador Valadares (IPREM/GV), foi criado na forma da Lei Municipal 3.655 de 28 de dezembro de 1992. É o órgão gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Governador Valadares, de caráter contributivo e solidário, entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de direito público, dispondo de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Tem como objetivo de arrecadar, administrar e assegurar recursos financeiros e outros ativos para garantir meios de subsistência nos eventos de invalidez, doença, idade avançada e morte.

Assessor de Comunicação – Iprem/GV

09/03/2017